Sejam bem-vindos ao meu Recanto. Que a vossa visita por este espaço vos seja agradável e útil no sentido de fazer sobressair o que de mais belo há em vós!

terça-feira, 15 de julho de 2014

5#- Conselho da Alandra: Depilação em Dia (II)


A luz pulsada intensa (IPL-sigla da palavra em inglês Intense Pulsed Light ) e o laser são métodos eficazes de remoção do pêlo, tendo resultados de longa duração, no entanto, há que ter conta que são métodos desaconselhados para peles negras e bronzeadas. Também não são eficazes em pessoas com pêlos loiros, ruivos, brancos ou grisalhos. Isto porque estes métodos funcionam á base da melanina do pêlo. Basicamente, o laser ou a luz são atraídos pelo pigmento escuro do pêlo, destruindo-o até ao folículo, onde este se produz. Logo, num pêlo claro, o método de remoção do pêlo torna-se ineficaz, pois os pêlos não possuem a melanina necessária para atrair a energia do laser ou da luz pulsada. Por sua vez, numa pele negra ou bronzeada, por esta possuir grande quantidade de melanina em toda a sua superfície, a energia é atraída para a pele, podendo causar queimaduras, bolhas, descoloração e manchas que poderão ser irreversíveis.

Resumindo, o tipo de pele e de pêlo que se adequam tanto à luz pulsada como ao laser é a pele clara e pêlo escuro, sendo mesmo o tipo de pele e pêlo que geralmente há ainda mais necessidade de depilar, pois o contraste e destaque dos pêlos sobre a pele é muito mais notório à primeira vista.

No entanto, algumas clínicas de estética, já disponibilizam estes métodos, especialmente o de luz pulsada, para diferentes tipos de pele e de pêlo, devendo as potenciais clientes informarem-se bem e geralmente poderá também ser-lhes feito um questionário, para saber ao certo, se a cliente está apta a realizar a remoção a laser ou luz pulsada em segurança, não havendo complicações para a sua saúde, devendo a cliente ser o mais honesta possível nas respostas ao mesmo. O inconveniente poderá estar no preço, até porque geralmente, para a total eficácia do método, é necessária mais que uma sessão. A remoção por luz pulsada poderá precisar de mais sessões do que o laser, no entanto, comparativamente com este é considerada menos agressiva e é menos dolorosa. Contudo, se feito com bons profissionais e respeitando as situações anteriormente referidas (fototipo de pele, questões de saúde, etc…), de referir que os dois métodos podem ser realizados em segurança.

O mercado permite também, a possibilidade da remoção dos pêlos por luz pulsada ser feita em casa. Tem a vantagem de poupar tempo evitando as deslocações ao centro de estética, não tendo também os custos, das várias sessões que geralmente são necessárias, para se obterem resultados satisfatórios. Tem como desvantagens, o facto da maioria dos aparelhos não serem tão versáteis  para vários tipos de pele, em comparação a algumas clínicas de estética que já disponibilizam luz pulsada para peles escuras ou pêlos claros e apesar de mais barata comparativamente às sessões numa clínica, poderá ainda não ser muito acessível a todas as bolsas. Os preços mais baratos rondam os 225€ sendo variáveis de loja para loja e também de acordo com a marca ou modelo.

Na minha opinião pessoal, reconheço a eficácia dos métodos de remoção do pêlo por laser ou luz pulsada, no entanto acho que ainda não se encontra acessível a todos quer pelos preços das sessões, quer pelos preços dos aparelhos para uso em casa, que para muitas pessoas poderão ainda ser inacessíveis. Também, dependendo da disponibilidade da clínica onde é feita, não é adequada para todos tipos de pele e pêlo. Por exemplo, nesta altura do ano, com a pele bronzeada e exposição ao Sol regular, este método poderá ser desaconselhado. Entre o meio/final do Outono seria a altura ideal pois a pele já se encontra recuperada da exposição solar, o bronzeado também poderá estar mais esbatido e a pele não se encontra tão exposta ao Sol, e deste modo quando se aproximar a Primavera e o Verão já se poderá disfrutar dos resultados proporcionados por este método e em segurança.

Para quem não possa ainda beneficiar deste método de remoção do pêlo, não desanime. A depilação de arranque com depiladora eléctrica, ou com cera, com alguma persistência permite a obtenção de óptimos resultados com uma duração razoável! Podem ver algumas dicas aqui e aqui e poderão encontrar mais dicas ainda, futuramente neste vosso Recanto!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sintam-se à vontade para comentarem, deixarem as vossas sugestões e participarem! Este Recanto é feito a pensar em todos vós! Sejam muito bem-vindos!