Sejam bem-vindos ao meu Recanto. Que a vossa visita por este espaço vos seja agradável e útil no sentido de fazer sobressair o que de mais belo há em vós!

sexta-feira, 7 de abril de 2017

7 beneficios de ter um "amigo de 4 patas"!

Olá queridos leitores!
Numa altura em que os direitos dos animais começam a ser olhados de uma forma mais séria, venho falar-vos dos benefícios emocionais e psicológicos de uma companhia de 4 patas!
Existem mesmo vários tratamentos que recorrem a estes terapeutas muito especiais, como forma alternativa de combater doenças psico-emocionais e também problemas físicos. E existem mesmo estudos que comprovam os benefícios da companhia de um bichinho de estimação!
Vejamos alguns benefícios:

Combatem a depressão


Esta parece bem óbvia não acham? Amar e sentirmo-nos amados e correspondidos por um amiguinho peludo e que sabemos que não nos julga nem nos critica é como um penso rápido nas feridas da alma! Estudos mostram que durante o tempo em que estão com animais, as pessoas podem libertar hormonas do bem-estar e do prazer como serotonina, ocitocina e dopamina. Também o convívio social que um animal pode proporcionar ajuda as pessoas afectadas por este problema a não se isolarem.

Reduz risco de alergias em crianças


Estudos feitos na Universidade de Wisconsin nos EUA mostraram que crianças que convivem com um animal de estimação têm 33% menos hipóteses de desenvolverem alergias, porque o contacto diário fortalece-lhes o sistema imunológico. Também um estudo na Suécia realizado com mais de 1 milhão de crianças demonstrou que o convívio prolongado com cães pode reduzir o risco de aparecimento de asma em 15%!
Também um estudo da Universidade da Virgínia demonstrou que crianças que convivem com gatos têm mais dificuldade em desenvolverem alergias, justamente pelo reforço do sistema imunológico.
Portanto, se tem medo que os seus filhos tenham alergias ou doenças respiratórias no convívio com animais, pense duas vezes.

Ajudam a manter a forma


Tanto o passeio diário como as brincadeiras, ajudam a aumentar tanto a actividade física de adultos como de crianças.
Um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostra que, pessoas com animais são menos propensas à obesidade em comparação com quem não têm animais e um outro estudo da Universidade de St. George em Londres, no Reino Unido, mostra que crianças com cães têm, em média, mais de cinco horas de actividade física por dia. Ainda no mesmo estudo, já as crianças que não têm animais movimentam-se menos 11 minutos por dia.

Ajudam a baixar a tensão arterial



Vários estudos com adultos e crianças saudáveis e adultos com tensão arterial elevada, mostram que acarinhar ou simplesmente estar na presença de animais tem efeitos benéficos no controle da pressão arterial.

Ajudam no combate a doenças cardíacas


Dois estudos demonstraram que ter um cão tinha um efeito muito positivo na sobrevivência a um ataque cardíaco.
Nesse estudo, os pacientes que entravam no hospital com este problema foram seguidos durante um ano. Os investigadores chegaram à conclusão que, os pacientes que estavam vivos passado um ano após terem saído do hospital, tinham grandes probabilidades de terem um cão e tinham oito vezes mais hipóteses de sobrevivência em comparação com os que não tinham um.
Embora o estudo anterior não referisse gatos, um outro estudo da Universidade do Minnesota afirma que os gatos podem ajudar a prevenir AVC, enfarte e outras doenças cardíacas. O trabalho conduzido por 20 anos em cerca 4500 pessoas mostrou que, quem não tinha gatos tinha um risco 40% maior de morrer de ataque cardíaco e 30% mais risco de morrer de uma doença cardiovascular, em comparação com quem tinha gatos.

Terapeutas silenciosos


Os animais não criticam, nem condenam, apenas dão carinho e ouvem os nossos problemas e desabafos sem nos julgarem!
O acarinhar um animal pode funcionar como uma forma de meditação devido à sua actividade rítmica e repetitiva, reduzindo vários indicadores de stress psicológico e comportamental e também a nível físico. Um estudo inclusive, demonstrou que o simples facto de observar um peixe num aquário é tão eficaz em diminuir a ansiedade em pacientes à espera de cirurgia dental, como a hipnose! Incrível!

Melhor qualidade de vida na terceira idade


Ter um animal que garante e que também precisa de carinho e companhia, permite despertar o sentido de utilidade e gosto pela vida, que muitos idosos começam a deixar de sentir. Ter um animal de estimação actua em três frentes para benefício do idoso: ajuda a manter corpo e mente activos e é um bálsamo para a alma, garantindo um novo propósito para a vida e transmitindo segurança e amor. Sabiam que idosos que têm animais têm menos idas ao médico?

Permitam-me que faça uma dedicatória especial à minha mana de quatro patas, a Sininho que fez agora no dia 5 de Abril dois aninhos! Obrigada Sininho pela tua dedicação e amor e que continues sempre muito muito feliz ao nosso lado! Parabéns pequenina!



Referências: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/9-beneficios-que-bichos-de-estimacao-trazem-a-saude/
http://petemotions.com/manuais/manual_petemotions_01.pdf

http://www.childhood.org.br/5-beneficios-que-o-convivio-com-animais-de-estimacao-traz-para-as-criancas
http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/16239-animais-tambem-podem-ser-terapeutas-e-ajudar-no-tratamento-de-doencas









Sem comentários:

Enviar um comentário

Sintam-se à vontade para comentarem, deixarem as vossas sugestões e participarem! Este Recanto é feito a pensar em todos vós! Sejam muito bem-vindos!