Beleza - Característica, particularidade, carácter ou atributo do que é belo. Qualidade do que é belo, do que é agradável aos sentidos. Conceito estético que se atribui a harmonia de proporções, perfeição de formas. Aquilo que é belo, ou que desperta admiração por sua qualidade, por agradar.
De uma forma geral é este o significado que encontramos no dicionário, ao investigarmos a palavra beleza.
O que é beleza? O que podemos definir como belo? Bom, sabemos que ao longo dos tempos este conceito foi variando, de tal modo, que características que anteriormente seriam consideradas como atractivos, hoje são consideradas como antagónicas a um ideal de beleza admirável e desejável. Como exemplo, há muitos séculos atrás estar-se muito acima do peso era considerado atraente, enquanto hoje em dia é preferível um corpo esguio, também a palidez era considerada um atributo, ao passo que actualmente é preferível uma pele bronzeada, e mesmo no entanto já há quem se refira ao bronzeado do tipo dourado como mais atraente, em oposição a um bronzeado castanho muito carregado, ao contrário do que acontecia até há poucas décadas atrás. E mesmo hoje em dia, apesar de haver sempre um padrão de beleza generalizado, também o conceito da mesma varia de acordo com o local e a cultura.
No entanto, sejamos mais ou menos influenciados pelos padrões de beleza em voga, todos temos “uma noção interior” daquilo que é bonito e daquilo que não é assim tão bonito. Há certas características que dependendo do nosso ponto de vista, da influência ou não, do meio cultural em que estamos, e não menos importante, do nosso próprio gosto pessoal, nos fazem ter fascínio e admiração por um conjunto de características, e repulsa por outras. Temos noção daquilo que no nosso campo visual nos transmite harmonia.
Resumindo, independentemente dos padrões de beleza, ou do conceito próprio de cada um, a beleza pode ser definida como o conjunto de características, que no seu todo nos atraem, exercem sobre nós fascínio, admiração, e por vezes até atracção.
Acredito, que em relação a nós próprios, mesmo sendo por vezes demasiado autocríticos, todos podemos potenciar ou melhorar algumas características, de modo a que possamos sentir-nos belos, pois todos temos defeitos e todos temos qualidades. Na maioria das vezes é uma questão de realçarmos o que temos de melhor em nós, e cuidarmos um pouco mais dos nossos pontos fracos. Acredito também que a beleza deve estar sempre aliada à saúde, e não em oposição a esta.
E por último, como dizia Coco Chanel: “Qualquer coisa é bela se vista de uma forma diferente”.
Foto: Free Digital Photos; Autor da Foto: Stuart Milles
Sem comentários:
Enviar um comentário
Sintam-se à vontade para comentarem, deixarem as vossas sugestões e participarem! Este Recanto é feito a pensar em todos vós! Sejam muito bem-vindos!