A gordura natural da nossa pele, conhecida tecnicamente como sebo, é constituída por ácidos gordos, triglicéridos, ésteres de cera, colesterol e esqualeno, variando esta proporção de componentes de pessoa para pessoa.
Em pessoas que sofrem de acne, o ácido linoleico (comumente presente no sebo da pele saudável), encontra-se numa concentração mais reduzida e há uma maior concentração de substâncias conhecidas por lipoperóxidos, significando isto que alguns compostos de gordura se encontram portanto, oxidados e com isso, as suas funções naturais de protecção contra microorganismos indesejáveis, se encontram comprometidas, havendo o risco de ocorrer o oposto (proliferação de bactérias).
No entanto, em condições normais e saudáveis, o sebo tem como funções controlar a perda de água na pele evitando a sua desidratação, ao mesmo tempo que a impermeabiliza contra a humidade exterior, bem como aos cabelos e pêlos impedindo também que estes se tornem quebradiços. E como já foi referido, o sebo protege a pele de microorganismos e bactérias patológicas, tornando-a mais resistente a infecções. Essas funções são desempenhadas em simultâneo com o suor, formando estas duas substâncias o chamado filme ou manto hidrolipídico.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Sintam-se à vontade para comentarem, deixarem as vossas sugestões e participarem! Este Recanto é feito a pensar em todos vós! Sejam muito bem-vindos!