Sejam bem-vindos ao meu Recanto. Que a vossa visita por este espaço vos seja agradável e útil no sentido de fazer sobressair o que de mais belo há em vós!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Peditratos e a minha pedicure caseira

 
 
Olá queridos leitores! Hoje vou falar-vos de uma marca a que já fiz uma breve referência aqui no blog e que tenho utilizado recentemente como integrante no meu ritual de cuidado e beleza dos pés. Chama-se Peditratos.
A Peditratos é uma marca 100% portuguesa não só distribuída, mas também fabricada pela Jalber, desde os anos 60 do passado século, exclusiva em produtos de cuidado dos pés.  Conhecia esta marca muito vagamente, lembro-me até de a ver nas lojas do comércio tradicional em pequena, mas nem eu, nem os meus familiares mais próximos, a tínhamos ainda experimentado.
A Peditratos dispõe de três produtos: Sais Oxigenantes, Creme Hidratante e Pó Desodorizante. Eu tive a oportunidade de experimentar dois produtos, o Pó Desodorizante (que tinha visto numa loja e que a minha mãe me ofereceu porque sabia que eu tinha gostado) e os Sais Oxigenantes (que me foram gentilmente enviados pela Jalber). Como gosto de oferecer um ritual de cuidado aos meus pés que são bastante “comichosos” (por culpa do meu signo ascendente que é Peixes) e para que fique mais económico, faço eu mesma esse ritual em casa, estes produtos foram uma importante revolução nessa série de cuidados.
E agora eis como faço a minha pedicure caseira: em primeiro lugar coloco os pés de molho em água quente até a uma temperatura suportável, à qual já foi acrescentada mais ou menos uma colher de sopa e meia (posta a olho) de Sais Oxigenantes Peditratos, onde deixo os pés cerca de 20 minutos (tempo recomendado na embalagem).
Ao fim desse tempo, retiro um dos pés do banho, seco-o bem e uso um raspador de pés, friccionando-o suavemente (e este pormenor é muito importante pois se friccionarem com demasiada força podem fazer feridas!) em áreas sujeitas a rugosidades e asperezas, que no meu caso são a planta dos calcanhares, a planta do dedo grande do pé, e a área logo abaixo dos dedos (há quem lhe chame “almofadinha”), mais concretamente as extremidades próximas aos dedos mindinhos. De notar que as rugosidades deverão estar esbranquiçadas e moles e neste estado saem com muita facilidade.
O próximo passo é passar nas mesmas áreas uma lixa para pés para um acabamento perfeito e em seguida volto a margulhar o pé tratado repetindo o mesmo processo com o outro pé.
Depois de ambos os pés tratados é altura de enxaguá-los bem e ao enxaguá-los, alterno a temperatura da água entre frio e quente durante alguns momentos para estimular a circulação sanguínea, fazendo depois o último enxague com água fria.
Depois de secar muito bem os pés (incluindo nas zonas interdigitais, ou seja, entre os dedos), passo um creme hidratante específico, uma manteiga corporal ou Creme Gordo, massajando-os, finalizando com uma camada mais grossa de creme nas áreas que tendem a ficar mais ásperas (as que referi há pouco, não aplicando nas zonas entre os dedos), em seguida calço umas meias de algodão, deito-me e no dia seguinte sinto os meus pés macios e aveludados. Ou em troca do passo do creme, aplico simplesmente nas meias o Pó Desodorizante Peditratos.
A minha impressão sobre os produtos Peditratos que utilizei foi muito positiva. No dia em que fiz a minha pedicure não tinha os pés cansados nem fatigados, mas pelo conforto e revigoramento que senti após a utilização dos Sais Oxigenados, acredito que nos casos um pouco mais extremos (como após a utilização de saltos altos), também seja eficaz, no entanto ainda não fiz essa experiência exacta (depois confirmar-vos-ei!). O Pó Desodorizante também cumpre o que promete, os pés mantêm-se confortáveis e evita o aparecimento de maus odores. Utilizei-o inclusive no calçado de desporto e o produto foi mesmo eficaz.
A partir da minha experiência com Peditratos, posso dizer-vos que esta marca faz parte dos passos obrigatórios no cuidado com os pés! Acrescento também que, apesar de não terem indicação especial para a Diabetes, as pessoas que sofrem desta doença e que têm que ter muito cuidado com os produtos que utilizam nos pés e na forma como tratam dos mesmos, podem utilizar os produtos Peditratos. No entanto, não se esqueçam de se aconselharem sempre com o vosso médico, pois ele é a pessoa mais indicada para vos aconselhar para o vosso caso em particular! E onde adquirir produtos Peditratos? À semelhança de outros produtos Jalber, poderão adquiri-los nas farmácias, parafarmácias,  drogarias, mercearias e outras lojas do comércio tradicional, bem como no site da Jalber e na loja da mesma em Lisboa, que se situa na Rua Gomes Freire, 96. 
Foto: Jalber

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sintam-se à vontade para comentarem, deixarem as vossas sugestões e participarem! Este Recanto é feito a pensar em todos vós! Sejam muito bem-vindos!